" A saúde do funcionário da sua empresa nas mãos de Especialistas em Medicina do Trabalho "

Diretor Técnico Médico: Dr. Waldemar Vilga Junior
CRM 18.554 | Registro no Ministério do Trabalho 11.614

(19)3234-9616

3234-0077 | 3234-6498 - Fax: (19) 3231-3419

Rua José Paulino, 2.193
Guanabara - Campinas/SP

DST/Aids

Como um componente do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), aparece a Palestra de DST/AIDS.

Empresas empregadoras preocupadas com a preservação da saúde/integridade física dos seus funcionários devem oferecer a Palestra de DST/AIDS. Todas as pessoas com vida sexual ativa correm o risco de serem infectados por qualquer Doença Sexualmente Transmissível (DST), inclusive a AIDS. É fundamental que se fale em DST/AIDS, das formas de prevenção e de contágio. O preconceito gerado sobre pessoas com esse tipo de patologia vem da falta de conhecimento sobre o assunto. Muita gente ainda tem receio de estar próxima dos portadores, pois não tem informações suficientes sobre o tema.

Por algum tempo, as DST's deixaram de ser alvo de preocupação, pois com o surgimento dos antibióticos (principalmente a penicilina), o tratamento da maioria delas ficou bem mais fácil. Porém, nos últimos anos, a incidência dessas doenças voltou a crescer e elas se tornaram novamente motivo de preocupação.

O aparecimento da AIDS chamou a atenção da sociedade, e hoje, as DST's são consideradas pela Organização Mundial de Saúde um problema de saúde pública que atinge o mundo inteiro.

Visando uma maior conscientização dos funcionários de uma organização com relação às DST/AIDS, foi elaborada uma palestra esclarecedora sobre tal assunto. O objetivo principal da palestra é sensibilizar o trabalhador para uma vida sexual com menor risco, bem como acabar com os tabus envolvidos no tema. A palestra tem uma duração aproximada de 2 horas e aborda os seguintes temas: tipos de DSTs (AIDS, Sífilis, HPV, Gonorréia, etc.); Sintomas; Formas de Contágio; Formas de Tratamento; e Formas de Prevenção.

Além da apresentação do conteúdo em forma de slides e filmes ilustrativos, a palestra possui uma demonstração prática da maneira correta da colocação dos preservativos masculino e feminino.

Por sugestão dos Fiscais do Trabalho, a Palestra de DST/AIDS deve ser realizada pelo Médico Coordenador do PCMSO, ou por algum outro médico designado por ele. No entanto, isso não impede que outros profissionais da saúde ministrem tal palestra.

A Occupmédica conta com uma equipe de profissionais médicos que realiza a Palestra de DST/AIDS em sua própria sede, bem como pode deslocar os profissionais envolvidos até a empresa empregadora para realizar a palestra In Company (sob determinadas condições pré-acordadas).

Todos os participantes da Palestra de DST/AIDS receberão um Certificado de Participação nesta palestra. Tais Certificados, juntamente com a Lista de Presença assinada no dia da apresentação da Palestra de DST/AIDS, serão a comprovação da realização do treinamento pela empresa empregadora.

Dúvidas freqüentes

  • Qualquer funcionário pode participar da Palestra de DST/AIDS? Sim.
  • Quando a empresa empregadora deve realizar a Palestra de DST/AIDS? Ela pode ser realizada em qualquer data, a critério da empresa empregadora.
  • Com qual periodicidade deve ser realizada a Palestra de DST/AIDS? A periodicidade fica a critério da empresa empregadora.
  • Apenas um médico pode ser o palestrante desse treinamento? Por sugestão dos Fiscais do Trabalho, a Palestra de DST/AIDS deve ser realizada pelo Médico Coordenador do PCMSO, ou por algum outro médico designado por ele. No entanto, isso não impede que outros profissionais da saúde ministrem tal palestra.
  • Os participantes da Palestra receberão algum Certificado? Sim. Todos os participantes da Palestra de DST/AIDS receberão um Certificado de Participação nesta palestra. Tais Certificados, juntamente com a Lista de Presença assinada no dia da apresentação da Palestra de DST/AIDS, serão a comprovação da realização do treinamento pela empresa empregadora.
  • Onde a Occupmédica realiza a Palestra de DST/AIDS? A Occupmédica conta com uma equipe de profissionais médicos que realiza a Palestra de DST/AIDS em sua própria sede, bem como pode deslocar os profissionais envolvidos até a empresa empregadora para realizar a palestra In Company (sob determinadas condições pré-acordadas).
  • A empresa empregadora pode pedir a Palestra de DST/AIDS fora do período da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho)? Sim. Apesar de as empresas empregadoras preferirem que a Palestra de DST/AIDS seja feita durante a SIPAT, ela pode ser ministrada em qualquer data.