" A saúde do funcionário da sua empresa nas mãos de Especialistas em Medicina do Trabalho "

Diretor Técnico Médico: Dr. Waldemar Vilga Junior
CRM 18.554 | Registro no Ministério do Trabalho 11.614

(19)3234-9616

3234-0077 | 3234-6498 - Fax: (19) 3231-3419

Rua José Paulino, 2.193
Guanabara - Campinas/SP

Psicotécnico

Exame Psicotécnico é uma avaliação psicológica realizada através de métodos e técnicas orientados para identificação das diferenças individuais. Ele deve ser realizado por profissional habilitado, ou seja, por um Psicólogo, conforme resolução do Conselho Federal de Psicologia. Esse exame é capaz de definir o comportamento padrão de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, bem como definir diferenças entre indivíduos, e as suas reações diante de várias situações do dia a dia, ou situações que fogem do cotidiano.

Existem muitas formas de realização do Exame Psicotécnico. Normalmente, tal exame é iniciado com uma entrevista (chamada de anamnese) entre o psicólogo e o paciente. Nela, o examinador questiona parte da vida cotidiana do entrevistado, conseguindo obter informações sobre sua impulsividade, emotividade, criatividade, etc. Após essa etapa, o Psicólogo aplica testes psicológicos. A escolha do teste psicológico (PMK, Palográfico, IFP, de Atenção, de Raciocínio Lógico, ou outros) dependerá de qual tarefa é cumprida pelo examinado dentro da empresa em que trabalha. O resultado do teste trará informações ao psicólogo sobre a conduta e a personalidade do examinado, o que permite ao profissional emitir o Atestado Psicológico, no qual consta se o paciente está apto ou inapto (sob o ponto de vista psicológico) a desempenhar determinada função na empresa empregadora.

Na área da Medicina do Trabalho, o Exame Psicotécnico é recomendado para todos os trabalhadores que necessitem manter-se em atenção contínua (vigilantes, motoristas, operadores de máquinas, etc.). A periodicidade do exame será estipulada pelo Médico Coordenador do PCMSO.

De acordo com a portaria n° 3.435 do Ministério do Trabalho, de 16 de setembro de 1985, o Exame Psicotécnico será obrigatório por ocasião do registro do Vigilante na Delegacia Regional do MTb, devendo ser renovado com a mesma periodicidade do exame de sanidade física e mental, prevista na NR-7.

É importante frisar que o Exame Psicotécnico não tem como objetivo diagnosticar doenças mentais, mas sim detectar indícios que possam representar alterações nesse nível. O principal objetivo do Exame Psicotécnico é analisar se o funcionário é compatível, psicologicamente, com a função a ser desempenhada.

A Occupmédica conta com uma equipe de Psicólogos que realiza esse exame em sua própria sede, bem como pode deslocar os profissionais envolvidos até a empresa empregadora para realizar os exames In Company (sob determinadas condições pré-acordadas). A Occupmédica possui todos os testes necessários para a correta avaliação psicológica de cada funcionário.

Dúvidas freqüentes

  • Quais funcionários devem realizar o Exame Psicotécnico? Devem ser submetidos ao Exame Psicotécnico, todos os trabalhadores que necessitem manter-se em atenção contínua no seu ambiente de trabalho (vigilantes, motoristas, operadores de máquinas, etc).
  • Com qual periodicidade deve ser realizado o Exame Psicotécnico? O Médico Coordenador do PCMSO estipulará essa periodicidade.
  • Existem problemas detectados no Exame Psicotécnico que não foram contraídos no ambiente de trabalho? Sim.
  • O que fazer quando um funcionário apresentar problemas no Exame Psicotécnico? O funcionário deverá ser encaminhado a um Psiquiatra, que emitirá um parecer mais preciso, trazendo a conduta a ser seguida pelo paciente.
  • Existe alguma preparação prévia que deve ser seguida pelo paciente que fará o Exame Psicotécnico? Nenhuma.
  • Onde a Occupmédica realiza o Exame Psicotécnico? A Occupmédica realiza o Exame Psicotécnico em sua sede, à R. José Paulino, 2.193 (em frente ao Clube Fonte São Paulo) – Guanabara, Campinas/SP. Há também a possibilidade de realização desse exame na empresa empregadora (In Company), mediante determinadas condições a serem previamente acordadas.