" A saúde do funcionário da sua empresa nas mãos de Especialistas em Medicina do Trabalho "

Diretor Técnico Médico: Dr. Waldemar Vilga Junior
CRM 18.554 | Registro no Ministério do Trabalho 11.614

(19)3234-9616

3234-0077 | 3234-6498 - Fax: (19) 3231-3419

Rua José Paulino, 2.193
Guanabara - Campinas/SP

Hipertensão/Diabetes

Como um componente do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), aparece a Palestra de Hipertensão/Diabetes.

Empresas empregadoras preocupadas com a preservação da saúde/integridade física dos seus funcionários devem oferecer-lhes a Palestra de Hipertensão/Diabetes. Boa parte das pessoas hipertensas ou diabéticas não tem conhecimento sobre essas doenças, negligenciando os tratamentos necessários para o controle dessas patologias.

A hipertensão e a diabetes são doenças inter-relacionadas que, se não tratadas, aumentam o risco de doença vascular arterosclerótica (enfartes do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais e doença dos membros inferiores). A hipertensão agrava ainda a microangiopatia, principalmente a nefropatia diabética, para a qual é um fator de risco maior. A hipertensão é duas vezes mais comum em diabéticos e aumenta com a idade. No momento do diagnóstico da diabetes, a hipertensão já existe em cerca de 40% dos doentes, o que sugere uma associação de mecanismos entre as duas: a obesidade e a resistência à insulina levam à hipertensão e esta agrava a intolerância à glicose.

A única maneira dos hipertensos e diabéticos conseguirem manter uma boa qualidade de vida é através do gerenciamento das doenças, o que inclui seguir as orientações médicas e da equipe de saúde, tanto no aspecto do uso de medicamentos, quanto na adoção de estilo de vida adequado (dieta equilibrada, interrupção do tabagismo, e exercícios físicos). A baixa aderência dos doentes ao tratamento é preocupante, já que uma parcela dos portadores, ao estabilizar a pressão arterial ou o nível de glicemia, acha que está curada e abandona o tratamento, só procurando ajuda na ocorrência de um evento mais sério, como um derrame cerebral.

Visando uma maior conscientização dos funcionários de uma organização com relação à Hipertensão/Diabetes, foi elaborada uma palestra esclarecedora sobre tal assunto. A palestra tem uma duração aproximada de 2 horas e aborda os seguintes temas: patologias, controle das doenças, e uso correto das medidas preventivas (cuidado com a alimentação, interrupção do tabagismo, e exercícios físicos). A apresentação é apresentada em forma de slides e filmes ilustrativos.

Por sugestão dos Fiscais do Trabalho, a Palestra de Hipertensão/Diabetes deve ser realizada pelo Médico Coordenador do PCMSO, ou por algum outro médico designado por ele. No entanto, isso não impede que outros profissionais da saúde ministrem tal palestra.

A Occupmédica conta com uma equipe de profissionais médicos que realiza a Palestra de Hipertensão/Diabetes em sua própria sede, bem como pode deslocar os profissionais envolvidos até a empresa empregadora para realizar a palestra In Company (sob determinadas condições pré-acordadas).

Todos os participantes da Palestra de Hipertensão/Diabetes receberão um Certificado de Participação nessa palestra. Tais Certificados, juntamente com a Lista de Presença assinada no dia da apresentação da Palestra de Hipertensão/Diabetes, serão a comprovação da realização do treinamento pela empresa empregadora.

Dúvidas freqüentes

  • Qualquer funcionário pode participar da Palestra de Hipertensão/Diabetes? Sim. No entanto, recomenda-se que os funcionários hipertensos ou diabéticos, bem como aqueles que tem histórico dessas patologias na família, participem dessa palestra.
  • Quando a empresa empregadora deve realizar a Palestra de Hipertensão/Diabetes? Ela pode ser realizada em qualquer data, a critério da empresa empregadora.
  • Com qual periodicidade deve ser realizada a Palestra de Hipertensão/Diabetes? A periodicidade fica a critério da empresa empregadora.
  • Apenas um médico pode ser o palestrante desse treinamento? Por sugestão dos Fiscais do Trabalho, a Palestra de Hipertensão/Diabetes deve ser realizada pelo Médico Coordenador do PCMSO, ou por algum outro médico designado por ele. No entanto, isso não impede que outros profissionais da saúde ministrem tal palestra.
  • Os participantes da Palestra receberão algum Certificado? Sim. Todos os participantes da Palestra de Hipertensão/Diabetes receberão um Certificado de Participação nessa palestra. Tais Certificados, juntamente com a Lista de Presença assinada no dia da apresentação da Palestra de Hipertensão/Diabetes, serão a comprovação da realização do treinamento pela empresa empregadora.
  • Onde a Occupmédica realiza a Palestra de Hipertensão/Diabetes? A Occupmédica conta com uma equipe de profissionais médicos que realiza a Palestra de Hipertensão/Diabetes em sua própria sede, bem como pode deslocar os profissionais envolvidos até a empresa empregadora para realizar a palestra In Company (sob determinadas condições pré-acordadas).
  • A empresa empregadora pode pedir a Palestra de Hipertensão/Diabetes fora do período da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho)? Sim. Apesar de as empresas empregadoras preferirem que a Palestra de Hipertensão/Diabetes seja feita durante a SIPAT, ela pode ser ministrada em qualquer data.