" A saúde do funcionário da sua empresa nas mãos de Especialistas em Medicina do Trabalho "

Diretor Técnico Médico: Dr. Waldemar Vilga Junior
CRM 18.554 | Registro no Ministério do Trabalho 11.614

(19)3234-9616

3234-0077 | 3234-6498 - Fax: (19) 3231-3419

Rua José Paulino, 2.193
Guanabara - Campinas/SP

Primeiros socorros

Como um componente do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), aparece a Palestra de Primeiros Socorros.

Empresas empregadoras preocupadas com a preservação da saúde/integridade física dos seus funcionários devem oferecer a Palestra de Primeiros Socorros a eles. Tendo em vista que, se devidamente aplicados, os procedimentos de Socorros em Urgência aumenta em 80% a chance de sobrevida, o curso de Primeiros Socorros, em toda sua extensão, visa ao desenvolvimento das aptidões necessárias para um atendimento eficaz à vítima de acidente do trabalho ou mal súbito transcorrido no trabalho.

Os Primeiros Socorros ou socorro básico de urgência são as medidas iniciais e imediatas dedicadas à vítima, fora do ambiente hospitalar, executadas por qualquer pessoa, treinada, para garantir a vida, proporcionar bem-estar e evitar agravamento das lesões existentes.

Muitas pessoas que se deparam com alguém que acaba de ser vítima de algum acidente ou mal súbito, colocam-se prontamente numa posição de auxílio à vítima. No entanto, se tais auxiliadores não detiverem conhecimentos de Primeiros Socorros, sua ajuda pode causar mais problemas ao acidentado do que benefícios. Dessa forma, após a realização da palestra de Primeiros Socorros, o aluno estará capacitado a acionar serviços médicos especializados, a isolar o local do acidente e a oferecer suporte básico à vida da vítima.

Por sugestão dos Fiscais do Trabalho, a Palestra de Primeiros Socorros deve ser realizada pelo Médico Coordenador do PCMSO, ou por algum outro médico designado por ele. No entanto, isso não impede que outros profissionais de saúde ministrem tal palestra.

A Occupmédica conta com uma equipe de profissionais médicos que realiza a Palestra de Primeiros Socorros em sua própria sede, bem como pode deslocar os profissionais envolvidos até a empresa empregadora para realizar a palestra In Company (sob determinadas condições pré-acordadas).

A palestra tem uma duração aproximada de 4 horas e aborda os seguintes temas: como avaliar uma emergência; resgate em emergência; transporte de acidentados; tipos de emergências e como proceder em cada uma delas (lesões no pescoço e costas; mordidas e picadas de inseto e cobra; sangramentos; fraturas, entorses e luxações; queimaduras; asfixia e objetos engolidos; convulsões e desmaios; envenenamentos e intoxicações medicamentosas e exógenas; e lesões comuns); RCP (Recuperação Cardiopulmonar); e treinamento e simulação de acidente com Manequim.

Além da apresentação do conteúdo em forma de slides ilustrativos, a palestra possui uma demonstração prática das principais técnicas de primeiros socorros feita em um Manequim (Boneco) de Treinamento de Primeiros Socorros. Nessa fase da palestra, os participantes são convidados a aplicarem a técnica aprendida no Manequim, sob orientação do palestrante.

Todos os participantes da Palestra de Primeiros Socorros receberão um Certificado de Participação nessa palestra. Tais Certificados, juntamente com a Lista de Presença assinada no dia da apresentação da Palestra de Primeiros Socorros, serão a comprovação da realização do treinamento pela empresa empregadora.

Dúvidas freqüentes

  • Qualquer funcionário pode participar da Palestra de Primeiros Socorros? Sim, mas é importantíssima a participação dos cipeiros, brigadistas e eletricistas.
  • Quando a empresa empregadora deve realizar a Palestra de Primeiros Socorros? Na implantação do PCMSO, ou por ocasião da criação da Brigada de Incêncio.
  • Com qual periodicidade deve ser realizada a Palestra de Primeiros Socorros? O ideal é que seja realizada anualmente.
  • Apenas um médico pode ser o palestrante desse treinamento? Por sugestão dos Fiscais do Trabalho, a Palestra de Primeiros Socorros deve ser realizada pelo Médico Coordenador do PCMSO, ou por algum outro médico designado por ele. No entanto, isso não impede que outros profissionais da saúde ministrem tal palestra.
  • Os participantes da Palestra receberão algum Certificado? Sim. Todos os participantes da Palestra de Primeiros Socorros receberão um Certificado de Participação nessa palestra. Tais Certificados, juntamente com a Lista de Presença assinada no dia da apresentação da Palestra de Primeiros Socorros, serão a comprovação da realização do treinamento pela empresa empregadora.
  • Onde a Occupmédica realiza a Palestra de Primeiros Socorros? A Occupmédica conta com uma equipe de profissionais médicos que realiza a Palestra de Primeiros Socorros em sua própria sede, bem como pode deslocar os profissionais envolvidos até a empresa empregadora para realizar a palestra In Company (sob determinadas condições pré-acordadas).
  • A empresa empregadora pode pedir a Palestra de Primeiros Socorros fora do período da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho)? Sim. Apesar de as empresas empregadoras preferirem que a Palestra de Primeiros Socorros seja feita durante a SIPAT, ela pode ser ministrada em qualquer data.