" A saúde do funcionário da sua empresa nas mãos de Especialistas em Medicina do Trabalho "

Diretor Técnico Médico: Dr. Waldemar Vilga Junior
CRM 18.554 | Registro no Ministério do Trabalho 11.614

(19)3234-9616

3234-0077 | 3234-6498 - Fax: (19) 3231-3419

Rua José Paulino, 2.193
Guanabara - Campinas/SP

Estresse e Qualidade de vida

Como um componente do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), aparece a Palestra de Estresse/Qualidade de Vida.

Empresas empregadoras preocupadas com a preservação da saúde/integridade física dos seus funcionários devem oferecer a Palestra de Estresse/Qualidade de Vida. Com a correria do dia-a-dia, as pessoas ficam tão voltadas para tarefas externas que se esquecem de si mesmas e, às vezes, elas exigem do próprio corpo/mente mais do que estes podem suportar. A resposta do organismo para esse cansaço extremo é o estresse.

O estresse da vida moderna se enquadra em uma categoria de assunto frequentemente mencionado, mas pouco compreendido pela empresa empregadora. Essa epidemia que afeta pessoas do mundo todo tem como fonte causadora o excesso de pressão e informação a que uma pessoa está submetida dia após dia. Chefe, metas, celular, notebook, tablet, internet, e tantas outras tecnologias bombardeiam o indivíduo de tal forma que ele se sente esgotado: o chamado tecno-estresse.

O estresse é prejudicial para a qualidade de vida, principalmente quando o trabalhador não consegue reagir bem a ele. Se o estresse atrapalhar o desempenho e a qualidade de vida do funcionário, é sinal de que está na hora de tomar atitudes contra ele. O estresse não é um mal que atinge apenas a mente, sendo um dos principais causadores de doenças que prejudicam a qualidade de vida. Alguns dos sintomas que podem indicar que o colaborador está sob estresse são: esgotamento físico e mental, falta de disposição, problemas de digestão, dor de cabeça, irritação frequente, distúrbios nervosos e de sono, problemas de pele, depressão, ansiedade, obsessão pelo trabalho, entre outros.

O estresse pode causar enormes prejuízos para as empresas empregadoras, devido ao absenteísmo, afastamento do trabalhador junto ao INSS, diminuição da produtividade, piora do ambiente organizacional, e custos médicos. O estresse gerado no ambiente de trabalho independe do nível intelectual do trabalhador, e do cargo que ele ocupa na empresa empregadora. Qualquer condição que pressione o indivíduo em sua atividade de trabalho pode provocar a reação de estresse. Mesmo em ocasiões que possam ser angustiantes para um indivíduo e não para o outro, se tal pessoa interpreta aquela situação como um perigo ou ameaça potencial, surgirá uma reação de estresse.

Lidar com o estresse no trabalho compreende um esforço conjunto da organização e de profissionais habilitados em combaterem esse distúrbio. Essa união poderá ajudar o indivíduo afetado a enfrentar a situação. Assim, visando uma maior conscientização dos funcionários com relação ao Estresse/Qualidade de Vida, foi elaborada uma palestra esclarecedora sobre tal assunto. O objetivo principal da palestra é discutir, em cerca de 1 hora, a necessidade de equilíbrio entre a vida profissional, a social e a privada, assim como os recursos para a administração dessas atividades. O palestrante irá ensinar técnicas posturais e respiratórias que podem ser praticadas durante o trabalho para relaxar e diminuir a tensão. Também serão passados exercícios simples (massagens e alongamentos), e outras técnicas que ajudam o trabalhador a sentir-se menos esgotado. Será abordada a importância da atividade física no combate ao estresse, pois ela libera hormônios no organismo responsáveis pela sensação de bem-estar e bom humor, melhorando a qualidade de vida.

Apesar de o estresse parecer algo inesgotável, há maneiras de controlá-lo. A palestra mostrará formas de se formar uma visão positiva da vida, divertir-se, conviver bem com os familiares e colegas de trabalho, enfim, formas de se viver em paz consigo, e com as pessoas que o rodeiam.

Por sugestão dos Fiscais do Trabalho, a Palestra de Estresse/Qualidade de Vida deve ser realizada pelo Médico Coordenador do PCMSO, ou por algum outro médico designado por ele. No entanto, isso não impede que outros profissionais da saúde ministrem tal palestra.

A Occupmédica conta com uma equipe de profissionais médicos que realiza a Palestra de Estresse/Qualidade de Vida em sua própria sede, bem como pode deslocar os profissionais envolvidos até a empresa empregadora para realizar a palestra In Company (sob determinadas condições pré-acordadas).

Todos os participantes da Palestra de Estresse/Qualidade de Vida receberão um Certificado de Participação nessa palestra. Tais Certificados, juntamente com a Lista de Presença assinada no dia da apresentação da Palestra de Estresse/Qualidade de Vida, serão a comprovação da realização do treinamento pela empresa empregadora.

Dúvidas freqüentes

  • Qualquer funcionário pode participar da Palestra de Estresse/Qualidade de Vida? Sim.
  • Quando a empresa empregadora deve realizar a Palestra de Estresse/Qualidade de Vida? Ela pode ser realizada em qualquer data, a critério da empresa empregadora.
  • Com qual periodicidade deve ser realizada a Palestra de Estresse/Qualidade de Vida? A periodicidade fica a critério da empresa empregadora.
  • Apenas um médico pode ser o palestrante desse treinamento? Por sugestão dos Fiscais do Trabalho, a Palestra de Estresse/Qualidade de Vida deve ser realizada pelo Médico Coordenador do PCMSO, ou por algum outro médico designado por ele. No entanto, isso não impede que outros profissionais da saúde ministrem tal palestra.
  • Os participantes da Palestra receberão algum Certificado? Sim. Todos os participantes da Palestra de Estresse/Qualidade de Vida receberão um Certificado de Participação nessa palestra. Tais Certificados, juntamente com a Lista de Presença assinada no dia da apresentação da Palestra de Estresse/Qualidade de Vida, serão a comprovação da realização do treinamento pela empresa empregadora.
  • Onde a Occupmédica realiza a Palestra de Estresse/Qualidade de Vida? A Occupmédica conta com uma equipe de profissionais médicos que realiza a Palestra de Estresse/Qualidade de Vida em sua própria sede, bem como pode deslocar os profissionais envolvidos até a empresa empregadora para realizar a palestra In Company (sob determinadas condições pré-acordadas).
  • A empresa empregadora pode pedir a Palestra de Estresse/Qualidade de Vida fora do período da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho)? Sim. Apesar de as empresas empregadoras preferirem que a Palestra de Estresse/Qualidade de Vida seja feita durante a SIPAT, ela pode ser ministrada em qualquer data.